SEGUIDORES...

1 de abril de 2011

Um pouco mais da história do Dia da Mentira

Hoje na História: 1700 - Em 1º de abril, tradição do 'Dia da Mentira' é popularizada


Em 1º de abril de 1700, jovens ingleses de espírito brincalhão começaram a popularizar a tradição anual do ‘Dia da Mentira’ ou ‘Dia dos Bobos’ ao contar histórias absurdas com ares de verdadeiras uns aos outros.

Embora o dia venha sendo celebrado durante séculos pelas mais variadas culturas, sua origem exata ainda é um mistério. Alguns historiadores especulam que o ‘Dia dos Bobos’ de 1º de abril data de 1582, quando a França mudou do calendário Juliano para o calendário gregoriano, obedecendo a uma exigência manifestada no Concílio de Trento de 1563.


Na Dinamarca, a prefeitura pregou em 2001 uma peça com os usários do metrô ao simular que um dos vagões havia saído para a superfície

Pessoas que tardaram em conhecer a novidade ou deixaram de identificar que o começo do ano novo havia se movido a 1º de janeiro e continuavam a celebrá-lo durante a última semana de março até o dia 1º de abril, tornaram-se alvo de brincadeiras e piadas. Entre as brincadeiras havia uma em que se colocava nas costas de alguém um recorte de papel representando um peixe e ao qual se referia como "poisson d'avril" (peixe de abril), para simbolizar um peixe graúdo pescado facilmente e uma pessoa crédula e ingênua.

Há historiadores, porém, que ligam o ‘Dia dos Bobos’ de abril a antigos festivais como o Hilária, que era celebrado em Roma no final de março e que incluía pessoas que compareciam disfarçadas com máscaras e outras vestimentas. Há também especulações de que o ‘Dia dos Bobos’ de abril esteve vinculado ao equinócio de primavera - momento em que o Sol, em seu movimento anual aparente, corta o equador celeste, fazendo com que o dia e a noite tenham igual duração – ou o primeiro dia da primavera no hemisfério norte, quando a Mãe Natureza engana as pessoas com um clima mutante e imprevisível.

O ‘Dia dos Bobos’ de abril espalhou-se pelo Reino Unido durante o século XVIII. Na Escócia, a tradição levou a celebrá-lo em dois dias, começando com a ‘caça ao “gowk” – sendo ‘gowk’ uma expressão que se referia ao pássaro cuco, que costuma usar o ninho de outras aves, e que simbolizava uma pessoa tonta, ingênua – em que as pessoas eram encaminhadas a pistas falsas, seguida do ‘Dia do Tailie” (Dia da Cauda), quando se amarrava caudas de papel às costas de pessoas desprevenidas com mensagens jocosas ou depreciativas.

1º de abril atualmente

Nos tempos atuais, as pessoas foram muito além ao criar histórias bastante elaboradas para o ‘Dia da Mentira’. Jornais, emissoras de radio, estações de TV e redes da Internet têm participado da tradição do 1º de abril transmitindo reportagens e relatos disparatados com foros de verdade que têm enganado seus leitores e espectadores.

Em 1957, a BBC relatou que fazendeiros suíços estavam colhendo uma safra recorde de espaguete e mostravam cenas de pessoas colhendo macarrão das árvores. Muita gente acreditou que era verdade. Em 1985, a revista Sports Illustrated, especializada em esportes, ludibriou muitos de seus leitores quando publicou um artigo inventado sobre um lançador novato de nome Sidd Finch que podia arremessar uma bola a mais de 260 quilômetros por hora.

Em 1996, a Taco Bell, uma cadeia de restaurantes fast food enganou as pessoas anunciando que havia chegado a um acordo para comprar o Sino da Liberdade da Filadélfia (Philadelphia's Liberty Bell) e tinha a intenção de dar-lhe uma nova designação: Taco Liberty Bell. Em 1998, após a Burger King ter anunciado um sanduíche “Colosso Canhoto”, milhares de clientes estúpidos e desavisados – e canhotos - passaram a exigir o falso sanduíche.

++EM+1+DE+ABRIL+TRADICAO+DO+DIA+DA+MENTIRA+E+POPULARIZADA_
10892.shtml

0 comentários:

Postar um comentário

Template by:

Free Blog Templates